Auditório 1
EIXO: POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1 | PLANTÃO SOCIAL/ ESTUDO SOBRE DEMANDAS DA POPULAÇÃO QUE CHEGAM À CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE PELOTAS /RS | Jairo Dias Nogueira - UCPEL Adriana Souza de Souza - UCPEL Catiane Borges Corrales - UCPEL Lúcia Lara Oliveira Guimarães - UCPEL Maria Inez Rodrigues de Rodrigues - UCPEL | |
2 | A DINÂMICA DO SISTEMA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DA CIDADANIA | Lizie Roos Costenaro - UFSM Andiara Dewes – UFSM | |
3 | CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR VENCEREMOS: TRAÇANDO ENCONTROS COM A EDUCAÇÃO POPULAR | Bruna Borges Telmo - FURG Daniele Borges - FURG Neusiane Chaves de Souza - FURG | |
4 | AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: GARANTIA EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA | Bruno Bandeira Fonseca - ANHANGUERA Everton B. Martins – FURG | |
5 | PROVA BRASIL EM RIO GRANDE: IMPACTOS DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO NA PERSPECTIVA DO GESTOR PÚBLICO MUNICIPAL | Camila dos Santos Araújo - FURG Simone Barreto Anadon – FURG | |
6 | POLITICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL – UMA OBSERVAÇÃO IN LOCO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA MENTAL INCLUÍDA | Carolina Terribile Teixeira Maira Marchi de Castro Vaima R. Alves Motta | |
7 | TENDÊNCIAS TEÓRICAS SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA | Edson Leandro Hunoff Tavares – UNISINOS | |
8 | ENSINO FUNDAMENTAL: A (RE) ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DO RIO GRANDE | Elisiane Sones Zambrano - FURG | |
9 | DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA À IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA | Cristiane Ferreira Troina - UFPel Gabriel Bandeira Coelho - UFPel | |
10 | A ORIGEM DOS DISCENTES: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES DO MAGISTÉRIO DA ESCOLA NICOLAU DE ARAÚJO VERGUEIRO | Jeferson dos Santos Mendes - UPF | |
11 | EDUCAÇÃO E CORRUPÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OIDH DAS NAÇÕES MENOS CORRUPTAS COM O BRASIL | Karen Elena Costa Dal Castel – FURG | |
12 | COMO PERCEBEMOS AS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE QUE FORMAS PODEMOS MODIFICÁ-LAS A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE MARIA CARMEM BARBOSA. | Katiani Pacheco Ortiz - FURG Everton Martins - FURG | |
13 | ESCOLA CIDADÃ, UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS PERANTE A SOCIEDADE. | Katiani Pacheco Ortiz - FURG Everton Martins - FURG | |
14 | A DINÂMICA DO SISTEMA ESCOLAR E A PRODUÇÃO DA CIDADANIA | Lizie Roos Costenaro - UFSM Andiara Dewes – UFSM |
Auditório 2
EIXO: POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E EIXO: Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior e a Distância
1 | POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPAÇOS E LUGARES: AS QUESTÕES DE PERTENCIMENTO DE DEFICIENTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR | Alessandra Nery Obelar da Silva - FURG Gionara Tauchen - FURG |
2 | A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA FURG – PRIMEIRAS ANÁLISES | Daniela Ricarte Teixeira - FURG Leila Cristiane P. Finoqueto - FURG |
3 | PROVA NACIONAL DE ACESSO À CARREIRA DOCENTE: PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | Fabrício Monte Freitas - FURG Gionara Tauchen - FURG |
4 | ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA FURG: UMA PERSPECTIVA PARA EVITAR A RETENÇÃO E A EVASÃO | Bruna das Neves Sena - FURG Thiago Silva da Rosa - FURG Sirlei Nadia Schirmer - FURG Daniele Barros Jardim - FURG Tatiane Goudinho da Costa - FURG José Vagner Domingues Seixas – FURG |
5 | O MODO DE ENUNCIAR DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR DOS CURSOS DE LICENCIATURA, COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM | Márcia Speguen de Quadros Piccoli - UCS Neires Maria Soldatelli Paviani - UCS |
6 | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: QUAL O SENTIDO DO “JOGO”? | Maria do Socorro S. Felipe Bezerra -UFSM Leandro Piccoli Nucci - UFMS |
7 | O USO DAS ESTATÍSTICAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: CASO DE RIO GRANDE. | Paula Florencio Ramires - FURG Maristel Coelho San Martin - FURG Leandro Ferreira Figueredo - FURG Carlos RS Machado - FURG |
8 | A "INCLUSÃO" DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE EDWARDS | Larissa Ribeiro Dalla Lana - UFSM Sandra Diane Barichello - UFSM Vaima R. Alves Motta – UFSM |
9 | A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: ESTRUTURAS E AÇÕES QUE ENVOLVEM O PROCESSO EDUCATIVO. | Silvana Campos Silveira - FURG |
10 | ENEM COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO/EJA | Simone Gonçalves Silva - FURG Simone Barreto Anadon - UFPEL |
11 | A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | Daniele Bender Corrêa - UFPEL Marcelo Pinheiro Cigales - UFPEL Thiago Cedrez da Silva – UFPEL |
12 | POR POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL | Wellington Freire Machado – FURG |
13 | O RENDIMENTO ESCOLAR NA OBRA DE ANÍSIO TEIXEIRA: POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | Berenice Corsetti - UNISINOS Márcia Cristina Furtado Ecoten - UNISINOS |
Auditório 3
EIXO: Políticas Públicas de Direitos Humanos, de Promoção da Cidadania e da Justiça Social
1 | A CONTRIBUIÇÃO DO NÚCLEO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (NEEJA) NO PROJETO EDUCAÇÃO PARA PESCADORES NO CONTEXTO DA ILHA DA TOROTAMA NA CIDADE DE RIO GRANDE/RS: GESTÃO E PRÁTICAS DE ENSINO NESSE CONTEXTO. | Veridiana Gomes Caseira - FURG Denise Miranda- FURG Mariza Rodrigues - FURG |
2 | A DIGITALIZAÇÃO COMO INCENTIVO À PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA NOS ARQUIVOS MUNICIPAIS: O CASO DO FUNDO INTENDÊNCIA DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS | Eliete Regina Rabaioli Camargo - UFSM Fernanda Kieling Pedrazzi - UFSM Paulo Henrique Trennepohl - UFSM Rita Rosane Dias dos Santos - UFSM Letícia da Silva Fausto - UFSM Sonia Elizabete Constante – UFSM |
3 | A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: O DIFICIL EMBATE | Schirlei Cavalheiro - FURG |
4 | A EDUCAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL E HUMANO: QUAL O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DOS DESIGUAIS? | Caroline Machado C. Conceição - UNISINOS Jorge Alberto Lago Fonseca - UNISINOS Renata Waleska Pimenta - UNISINOS |
5 | A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES: RESPEITANDO A NOVA ORDEM SEXUAL | Claudia Suely Silveira Alves - FURG |
6 | A INSTITUIÇÃO “ESCOLA” NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: CONFLUÊNCIAS E SENTIDOS PARA/NA CONSTITUIÇÃO DE CIDADANIA | Gabriel dos Santos Kehler - UFSM Joacir Marques da Costa – UFSM |
7 | AGROECOLOGIA: UMA PERSPECTIVA DE SUSTENTABILIDADE | Aline Chiesa Gonçalves - UCPEL Cristine Jaques Ribeiro - UCPEL |
8 | ANALISANDO OS PCNS DE GEOGRAFIA: AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE USO DOS ESPAÇOS ENTRE OS GÊNEROS | Andressa Cristiane Colvara Almeida - FURG |
9 | ANALISE DAS POLITICAS PUBLICAS IMPLANTADAS PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA – CAMPUS DOM PEDRITO | Dimas L. S. de Paula - UNIPAMPA Esther Theisen – UNIPAMPA Itamir L. Ferreira - UNIPAMPA Caroline F. Mainardi - UNIPAMPA |
10 | ANÚNCIOS PÚBLITÁRIOS NA REVISTA “O CRUZEIRO” E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER | Jorge Luiz da Cunha – UFSM Caroline Candeloni - UFSM Jocemar Flores de Quadros - UFSM Karla Raquel Erstling - UFSM Taiana Flores de Quadros - UFSM Sandy Müller Soares - UFSM |
11 | AS BRINCADEIRAS DA RUA ISIDORO FRANCO NO BAIRRO CASTELO BRANCO I DA CIDADE DO RIO GRANDE/RS | Valdemir Sagas Nunes - FURG Grace Coswig Baysdorf - FURG |
12 | ASPECTOS LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA | Cleni Machado Farias - FURG Josiane Alves Pereira - FURG |
13 | ASPECTOS LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA | Laís de Freitas Oliveira - UCPEL Cristine Jaques Ribeiro - UCPEL |
Sala Ilhas
EIXO: Políticas Públicas de Direitos Humanos, de Promoção da Cidadania e da Justiça Social.
1 | CIDADANIA: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DA SOCIEDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS | Graciano Júnio de Assis - FURG Edenilson Ernesto de Lima - FURG Everton Bandeira - FURG |
2 | CIDADANIA: O CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO | Paulo Henrique Trennepohl - UFSM Jorge Luiz da Cunha - UFSM Rosangela Montagner - UFSM Rafaela Lunardi Martins - UFSM |
3 | DIALOGANDO SOBRE CIDADANIA COMO CAMINHO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE: O OLHAR DE ESTUDANTES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE E A PERCEPÇÃO DE UMA ACADÊMICA DA FURG ENQUANTO BOLSISTA ATUANTE NO PROJETO. | Luciane Roberta de Oliveira Trzeciak - FURG Ozeia Simões Franco - FURG Gabriel Peixoto Castro Oria - FURG Leandro Kerr, Larissa Minozzo - FURG Maria Cristina Flores Soares - FURG Sheynara Emi Ito Mazza - FURG |
4 | DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DA CIDADANIA: O PROFESSOR COMO CONSTRUTOR DE NOVAS PRÁTICAS | Edaiane Joana Lima Barros – CESULBRA-SC; FURG; IFRS Clarisete Mendes de Oliveira – ETE GETÚLIO VARGAS |
5 | EMPODERAMENTO E CONTROLE SOCIAL NA EDUCAÇÃO | Jorge Miguel Bonatto Umann - UFRGS |
6 | ESCRAVIDÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS REFLEXOS DO TRABALHO ESCRAVO NA CONSTITUIÇÃO DACIDADANIA AFRO-DESCENDENTE. | Debora Amico Soares - FURG Karolyne Marques - FURG Thiago Vinicius Toledo Pinheiro - FURG |
7 | O DIREITO PENAL COMO INSTRUMENTO DE TUTELA AMBIENTAL: A PREVENÇÃO GERAL E A SOCIEDADE DE RISCO | Otávio Pontes Corrêa – FURG |
8 | O ESTIGMA DO CASSADO: EFEITOS SIMBÓLICOS DA APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONTROLE SOCIAL DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1988) | Jaime Valim Mansan – PUCRS |
9 | O NEGRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930): UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO RECONHECIMENTO DO VALOR DA DIFERENÇA | Caroline Fabiane Candeloni-UFSM Karla Raquel Erstling-UFSM Jocemar Flores de Quadros-UFSM Sandy Müller Soares-UFSM Taiana Flores de Quadros-UFSM |
10 | O SERVIÇO SOCIAL NA ESCOLA: TRABALHANDO COM OS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS | Gislaine Rodrigues de Andrade- UNISINOS |
11 | O SISTEMA EDUCACIONAL (IN)EFICAZ E A MODERNIDADE LÍQUIDA: A COMPREENSÃO DO SISTEMA POSTO COMO FORMADOR E REPRODUTOR DE CIDADÃOS REDUNDANTES | Thiago Vinicius T. Pinheiro - FURG Everton B.Martins - FURG |
12 | PLANTÃO SOCIAL/ ESTUDO SOBRE DEMANDAS DA POPULAÇÃO QUE CHEGAM À CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE PELOTAS /RS | Jairo Dias Nogueira - UCPEL Adriana Souza de Souza - UCPEL Catiane Borges Corrales - UCPEL Lúcia Lara Oliveira Guimarães - UCPEL Maria Inez Rodrigues de Rodrigues - UCPEL |
13 | PROGRAMA DE AUXÍLIO AO INGRESSO NO ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR – PAIETS: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A EDUCAÇÃO POPULAR CONSTITUINDO A CIDADANIA | Marcos França - FURG Andréa Matias - FURG Everton Martins – FURG |
14 | TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM RIO GRANDE | Regina Barwaldt - FURG Diana F. Adamatti - FURG Carla Imaraya Meyer de Felipe - FURG |
Sala Lagoas
EIXO: Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Profissional
1 | CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: UMA ASSESSORIA TÉCNICA NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA | Aisllan Augusto de Souza - UFPEL Simone Parodes - UFPEL Luciana Meireles de Almeida - UFPEL Maribel Soares Borba - UFPEL Barbara Thoany de Souza Passos -UFPEL Maria de Fátima Cóssio - UFPEL Rita de Cássia Rodriguez – UFPEL |
2 | AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO NOVO ENSINO FUNDAMENTAL E O GOVERNAMENTO DOS CORPOS INFANTIS | Alana Soares Albuquerque-FURG Susana Inês Molon – FURG |
3 | ESCOLA, FAMÍLIA E JUDICIÁRIO: ANALISANDO A JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ESCOLARES E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR. | André Selayaran Nicoletti - UFPEL Ana Clara Correa Henning- UFPEL |
4 | POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL BÁSICA NO BRASIL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA – PONTOS GERAIS QUE DENUNCIAM UM PROBLEMA PONTUAL | Andria Caroline Angelo Santin – UFPEL |
5 | PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – FURG | Carla Amorim Neves Gonçalves - FURG Rita Patta Rache – FURG Carla Imaraya Meyer de Felippe – FURG Carmem Burgert Schiavon – FURG Dulce CassolTagliani – FURG Gustavo da Silva Freitas - FURG Julia Silveira Matos - FURG Samantha Eslava G. Martins - FURG |
6 | DISCUTINDO O MONITORAMENTO DA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL PLANO DE METAS NO RIO GRANDE DO SUL | Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt – UFRGS Cleusa Conceição Terres Schuch – UFRGS |
7 | “NINGUEM PODE ENSINAR AQUILO QUE NÃO APRENDEU!”: LEGISLAÇÃO VERSUS A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS E A REALIDADE ESCOLAR DA CIDADE DO RIO GRANDE | Débora de Fátima Einhardt Jara- FURG Charlise Pereira e Silva- FURG |
8 | DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS À GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ASPIRAÇÕES DA EMPREGABILIDADE | Gabriel dos Santos Kehler– UFSM Liliana Soares Ferreira– UFSM |
9 | GESTÃO NO ÂMBITO ESCOLAR | Doleine Rodrigues - FURG Greice Duarte Lopes- FURG |
10 | A AÇÃO PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS QUE TRABALHAM COM A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL/PNAES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: LEVANTAMENTO PRELIMINAR | Josiela Silveira Cavalheiro - UCPEL Mara Rosange Acosta de Medeiros- UCPEL |
11 | O PARADIGMA DAS ATUAIS DIRETRIZES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO TÉCNICO QUANTO AO MODELO DE COMPETÊNCIAS | Cinara Martins Farina- UCPel |
12 | PARCERIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: UMA ANÁLISE DA GESTÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS | Leandro Picoli Nucci - UFMS Maria do Socorro Sales Felipe Bezerra – UFMS |
13 14 15 16 | CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLA BÁSICA EM FINAIS DO SÉCULO XX: DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS AOS APORTES SOCIOLÓGICOS A MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E IMPACTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS EM SANTA MARIA/RS DOCUMENTOS CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM MATO GROSSO DO SUL (2000 e 2007): UM ESTUDO COMPARADO | Luana Cardoso da Silva- UFSM Caroline Bevilaqua- UFSM Francieli Lorenzi Fracari- UFSM Maria do Carmo Pinto F. Paim – UFMS Priscila Arruda Barbosa - UFSM Cleonice Maria Tomazzetti-UFSMYara Riqueti Rodrigues – UFMS |
.
Sala Estuários
EIXO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL e EIXO: Políticas Públicas, Educação Ambiental e Conflitos Socioambientais
1 | BREVE HISTÓRICO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: DE CRIANÇA À JUVENTUDE | Daiana Fernandez Garcia- Moinhos de Vento |
2 | ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL NO BRASIL A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO AS URGÊNCIAS | Daiane Porto Gautério - PMRG Josimar Rajão de Abreu- Marinha do Brasil |
3 | PESSOA IDOSA: AÇÕES EDUCATIVAS DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA | Daiane Porto Gautério - PMRG Silvana Sidney Costa Santos- FURG Danielle Adriane Silveira Vidal - CNPq |
4 | POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO CENTRADA NO TRABALHADOR DE SAÚDE E SUAS RELAÇÕES COM O PROCESSO DE TRABALHO | Jamila Geri Tomaschewski Barlem - FURG Liziani Iturriet Ávila - FURG Juliana Teixeira da Silveira - FURG Danielle Adriane Silveira Vidal – FURG Edison Luiz Devos Barlem FURG |
5 | ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS DE FUNCIONAMENTO PARA INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS | Danielle Adriane Silveira Vidal - FURG Silvana Sidney da Costa Santos - FURG Jamila Geri Tomaschewski Barlem - FURG Francisleide Rodrigues Andrade Dias - FURG Daiane Porto Gautério - FURG Edison Luis Devos Barlem - FURG |
6 | A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS | Marques, Letícia Amico Jéssica de Cássia Marques de Almeida Bruna Goulart GonçalvesNalú Pereira da Costa KerberFlávia Seles Oliveira Janaína Neves Machado |
7 | O CARÁTER ASSISTENCIALISTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Marcela Baldino - FURG Adriana Barros Costa - FURG Dany Hellen Silva - FURG Everton Martins - FURG |
8 | MAPEAMENTO DE SERVIÇOS E DEMANDAS DE PSICOLOGIA NA REDE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE | Thais Berrutti do Amaral - FURG Fábio Dal Molin - FURG |
9 | ACESSO DAS MULHERES AOS SERVIÇOS DE REALIZAÇÃO DO EXAME PREVENTIVO DE COLO UTERINO | Vanessa Franco de Carvalho - FURG Nalú Pereira da Costa Kerber - FURG Vanessa Andréia Wachholz - FURG Flávia Conceição Pohlmann - FURG Vânia Bernardetti do Amaral Leivas - FURG Fabiane Ferreira Francioni - FURG |
10 11 12 13 | CONSTITUINDO O CIDADÃO: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA SANITÁRIA ATRAVÉS DOS MANUAIS DIDÁTICOS DE LEITURA (1930-1940) ANALISANDO AS ESPECIFICIDADES DAS ESCOLAS DO CAMPO DE SÃO JOSÉ DO NORTE ATRAVÉS DA PERPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROJETO ROTAS CICLÁVEIS: UMA POLÍTICA PÚBLICA COMO REFLEXO DOS NOVOS INVESTIMENTOS TERRITORIAIS NA CIDADE DE RIO GRANDE – RS. OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO COMPLEXO PORTO-INDUSTRIAL DE RIO GRANDE/RS | Cristiano Enrique de Brum- UNISINOS Berenice Corsetti - UNISINOS Iviliane Gautério da Silva - FURG Virginia Magano Bastos - FURG Swami Feijó Fonseca - UFPEL |
Sala Asa Norte
EIXO: POLÍTICAS PÚBLICAS AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO e EIXO: Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Profissional
1 | ENSINO DE CIÊNCIAS: PCNS, LIVROS DIDÁTICOS E OUTRAS POSSIBILIDADES | Neusiane Chaves de Souza- FURG Daniele Simões Borges- FURG Vânia de Morais T. Dias- FURG |
2 | OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE | Ricardo Castro Carrilho - UCPEL |
3 | GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMAE-TEC BRASIL DO CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA | Ricardo Gauterio Cruz - FURG Rossane Vinhas Bigliardi – IF-SUL Cinara Ourique Nascimento – IF-SUL Ricardo Lemos Sainz – IF-SUL |
4 | A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O DIREITO À EDUCAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: ALGUMAS REFLEXÕES | Míriam Moreira da Silveira – UCPEL, UNIPAMPA Mara Rosangela Acosta de Medeiros - UCPEL |
5 | A IMPORTÂNCIA, ABRANGÊNCIA E EFICÁCIA DO ATENDIMENTO OFERECIDO PELA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL JOSÉ ÁLVARES DE AZEVEDO | Danielli Freitas - FURG Camila Lapuente – FURG Cláudia Ayres Soares – FURG Luciane Tramasoli- FURG Everton Martins - FURG |
6 | IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645 DA LDB: ENCONTROS E DESENCONTROS | Cibele Hechel Colares da Costa - FURG Marilia Abreu Costa - FURG Meri Elen Baptista Bastos - FURG Natália Moreira Viana - FURG |
7 | O ENSINO DE CIÊNCIAS DAS CLASSES PEIXES ANFÍBIOS E RÉPTEIS PARA O ESTUDO SURDO | Raquel Massot Siqueira - UFPEL |
8 | O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÕES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE DE UMA PROFESSORA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA PERIFERIA DA CIDADE DO RIO GRANDE-RS | Amanda Leite - FURG Laysla Dorneles - FURG Juliana Diniz - FURG Stephany Ely- FURG Tamires Pessoa - FURG |
9 | OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ACADÊMICOS DA CASA DO ESTUDANTE – BOLAXA DA FURG | Alexander Severo Córdoba - FURG Sirlei Nádia Shirmer - FURG Diego Borges – FURG |
10 | PONTO DE CULTURA ARTESTAÇÃO | Mariza Rodrigues - FURG Marcela Baldino - FURG Adriana costa - FURG Veridiana Caseira - FURG Denise Miranda - FURG |
11 | REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA: GESTÃO ESCOLAR, POLÍTICAS PÚBLICAS E A QUALIDADE DO ENSINO | Dirlane Pacheco Machado- UFSM |
12 13 14 15 16 | VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, (RE) DESCOBRINDO CAMINHOS NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS PARA A AMBIENTALIZAÇÃO DO ESPAÇO ACADÊMICO E DE ESPAÇOS DE DIÁLOGO DE SABERES LEITURA E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM TEMA A SER DISCUTIDO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA E-TEC BRASIL DO CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR: CONTEXTOS HISTORICOS E PERCEPTIVAS REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO ANO DO ENSINO DE NOVE ANOS: A CONSTITUICÃO DA CIDADANIA DAS CRIANÇAS | Priscila Reis - FURG Sílvio Menezes - FURG Tiago Santos – FURG Vanessa Caporlingua - FURG Michele Cunha Bicca- UPF Ricardo Gauterio Cruz - FURG Rossane Vinhas Bigliardi – IF-SUL Cinara Ourique Nascimento- IF-SUL Ricardo Lemos Sainz – IF-SULViviane K. Gentil – UNIPAMPA /URCAMP Karen Fernanda Gondran Vieira - FURG Everton Bandeira Martins - FURG |
Nenhum comentário:
Postar um comentário